quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Palavra do Padre

  • Por uma pregação mais humana e menos angélica,
  • mais divina e menos mundana,
  • mais querigmática e menos exegética,
  • mais EVANGÉLICA e menos MORALISTA.

O QUE É UMA HOMILIA?

Introdução

Todos os domingos, milhares de comunidades reúnem-se e ouvem as leituras bíblicas seguidas pela homilia. O termo homilia significa "conversa familiar", continuando o assunto das leituras proclamadas. É uma pregação do Evangélio, proferida pelo Sacerdote, ou seja, uma explicação da leitura, dada em forma de discurso. Esta deve fazer a ligação entre a Bíblia, a vida dos presentes e a celebração. Deve clarificar as leituras e questionar a realidade, tentando perceber o sentido dos acontecimentos no plano de Deus, tendo como ponto de referência a pessoa, a vida, a missão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A homilia ou partilha da Palavra abre perspectivas, esclarece, mostra a presença e a acção de Deus dentro dos acontecimentos. Mostra a graça e o pecado, a luz e as trevas. Mostra como a história de Jesus se continua na nossa história. Mostra a Promessa de Deus se realizando aqui e agora. Mas a homilia ou partilha da Palavra deve também chacoalhar e interpelar a comunidade. Acordá-la para o compromisso com o Reino de Deus e o testemunho da ressurreição; para sermos sinal de Deus na sociedade em que vivemos. A homilia deve ainda nos convidar e motivar para vivermos profundamente a Aliança e a Comunhão com o Senhor dentro da celebração, através das preces e orações, através do rito penitencial e da comunhão, através dos cantos, dos gestos e das atitudes do corpo.

Preparando a homilia

É importante que o sacerdote leia alguma explicação sobre as leituras proclamadas. Não deve ser lida, mas comunicada. Por isso, é melhor escrever apenas alguns tópicos com a seqüência do assunto, não o texto inteiro. Não é através de livros, artigos e teorias que se aprende a fazer uma homilia. Claro, estas mediações podem ajudar, mas a homilia como comunicação viva se aprende e se aperfeiçoa "fazendo homilia", tal como só se aprende mesmo a celebrar celebrando, e a cantar cantando, e a dançar, dançando. Esta arte exige um mínimo de "dom e carisma" de comunicação da palavra falada e do gesto. A maneira de dizer chega muito mais ao outro do que o que se diz, sobretudo se se trata de falar ao coração e não simplesmente à inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e assine