sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

MISSA DO DIA DE NATAL

  • Isaías 52, 7-10
  • Hebreus 1,1-6
  • João 1,1-18

Caríssimos irmãos e irmãs.

Depois de um longo tempo de espera, séculos e séculos, o povo de Deus esperando o Messias... Numa noite, tranqüila, serena, parecida com tantas outras noites,... Mas não, aquela noite foi diferente, naquela noite o céu veio à terra, por isso tantos anjos, tanta alegria, tantos cantos!... Porque Deus veio morar no meio de nós! Veio o Emanuel, o Deus conosco. “Os confins do universo contemplam a salvação” primeiro às pessoas simples, aos pastores, depois aos reis, mas Jesus veio para todos! Naquela gruta, humilde e pobre nasceu o Salvador. Isto é um mistério muito grande. Ninguém poderia imaginar que o Deus tão grande se fazer pequeno, talvez ai esteja a nossa admiração, o nosso encantamento. Se Deus todo poderoso viesse majestoso do céu, não seria estranho. Mas Deus vir tão pequeno, tão frágil, isso nos causa admiração. Por isso essa noite é diferente.

Esta carta aos hebreus lembra que muitas vezes Deus visitou seu povo através dos profetas. Os profetas são seus mensageiros, que iam preparando o povo, iam dando recados. Mas chega um momento, na plenitude dos tempos, Deus não manda mais profetas, Deus não manda mais “recados”.

Uma coisa é escrever mandar um bilhetinho, um recado para alguém, como um enamorado escreve: “Eu te amo”, depois diz pra alguém: “entrega para aquela moça, lá”. Já é alguma coisa, é ótimo, é o amor, mas não é a mesma coisa que a própria pessoa ir lá e dizer: “olha, eu te amo!”; “Estou apaixonado por ti”. Foi o que Jesus veio fazer! Veio mostrar a todos o seu amor. O amor grandioso que Deus tem por nós. Que fala: “Eu te amo tanto que vim descer até a ‘lama’ que tu te encontras”. Deus veio se enamorar, veio fazer uma aliança, uma aliança não é um simples namoro, a aliança já é um compromisso maior. Jesus veio fazer a Nova e Eterna Aliança. Por isso, após João Batista preparar os caminhos, “A Palavra se faz carne”! A Palavra de Deus tudo criou, vemos isso no início da Bíblia. A Palavra de Deus criou todas as coisas que existem. A Palavra se fez carne. Jesus, a Promessa, o prometido pelos profetas se concretizou, entrou na nossa realidade, se tornou um acontecimento, não ficou ‘em palavras’, palavras bonitas, mas cumpriu essa palavra, viveu essa palavra. Jesus veio mostrar o amor de Deus. A salvação que veio de nosso Deus. E esse Deus invisível, que nós não podemos enxergar, não podemos tocar, veio até nós. Ele veio se fazer visível, se fazer tocar. Quantos tocaram em Jesus? Quantos o viram e escutaram palavras que saíram de sua boca? Em Cristo a salvação se manifestou! “Cheio de glória, como de um filho unigênito”, um filho predileto. Mas vimos a sua glória, não uma glória qualquer, mas do Filho querido do Pai. Aquele Filho que veio demonstrar todo o amor do Pai. Não aos anjos mas aos homens. A qual anjo Deus disse, Eu hoje te gerei? Gerar é dar de nosso ser. Jesus não foi criado. Criado são as coisas, tiradas do nada. O que é gerado sai de dentro de si, como um filho. Por isso Jesus não é uma criatura, mas gerado do seio do Pai, existia antes de todos os tempos. Era Deus eterno, sempre existiu.

Deus se fez criança. Por isso o mistério é tão grande. Por isso os anjos veem nos visitar, nos cantar: Glória nas alturas e paz na terra.

Como diz Isaías: Como são belos os pés que anunciam a paz! Que anunciam o Evangelho, anunciam Jesus Cristo.

Chegou o Salvador, vamos nos alegrar! Toda essa alegria vamos anunciar a outros, o que nós sentimos e o que acreditamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e assine