quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

4º DOMINGO DO ADVENTO (Ano B)

  • 2º Samuel 7, 1-5
  • Romanos 16, 25-27
  • Lucas 1, 26-38

Caros irmãos, a coroa do Advento toda iluminada anuncia que nós entramos na semana do Natal. O Senhor já está perto.

Vimos nestas semanas o que significa o Advento, preparar os caminhos do Senhor.

Hoje escutamos na segunda leitura que São Paulo diz que a salvação anunciada pelos profetas, se revelou a nós, “este mistério foi manifestado”. No Natal celebramos a encarnação do Verbo, Deus se fez humano! É um mistério enorme! Deus se fez criança... é algo extraordinário.

Na primeira leitura, de Samuel, Davi quer construir uma casa para Deus. Ele repara que vive num palácio, enquanto a tenda onde ficava a arca da aliança, símbolo da presença de Deus no meio do povo. E diz: Vou construir um templo grandioso que mostre a grandeza de nosso Deus! O profeta no início concordou com o rei, mas depois, na oração Deus diz ao profeta Natan: ninguém vai construir uma casa para mim, não! Davi é que recebe uma casa de Deus. Deus não habita num templo, o céu é pequeno para conter Deus, é muito pequeno! É Deus que vai construir uma casa para Davi, uma família, uma descendência.

Eu te darei um descendente que herdará o teu trono, e reinará para sempre!

Por isso o Messias seria chamado “filho de Davi” isso estava na alma do povo de Israel. O Messias iria nascer da casa de Davi. Filho de Davi era um título do rei esperado. Da descendência de Davi, da família de Davi. Deus cumpre as promessas! Deus fez uma promessa a Davi e um dia realiza. Deus promete uma coisa e cumpre. Por isso aparece José e Maria da linhagem de Davi, são descendentes de Davi. Jesus Cristo nasce desta linhagem. Maria esperou o Messias, não como todo seu povo, esperou dentro dela! Depois de 9 meses, como qualquer mãe, deu a luz o menino. Carne de sua carne, por isso Jesus nasce de Maria, de uma mulher. Deus se fez homem no seio de uma mulher. Maria é uma imagem de todos nós, como Maria, devemos gestar, manifestar Cristo em nós. O Natal é isso, fazer Cristo nascer em nós. Maria dá a luz, da mesma forma nós vamos dando sinais, dar a luz, manifestar Cristo ao mundo! É o que diz São Paulo: não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim! Para que essa geração conheça Cristo, veja Cristo ressuscitado, em nós, em nossa carne. Ele se fez carne para ser carne em nós! Viva em nós! Quando a Cabeça nasce, o resto do corpo renasce formando um corpo. O nascimento de Cristo é também o nascimento de todos nós. Cristo se manifesta ao mundo através de nós. E que vejam Cristo em nós, que Ele está ressuscitado! Nós somos o seu corpo, a Igreja, muitas vezes perseguida, através dos cristãos. A Igreja vive Jesus Cristo! Ele é perseguido mas não vencido. Mesmo perseguida a Igreja dá sinais de Cristo, dando a vida, amando e perdoando. No cristão se manifesta este mistério, é maravilhoso, é obra do Espírito Santo. É o amor de Deus que se faz presente, que se faz carne. Quando o cristão vive essa fidelidade a Deus. Porque Deus é fiel com ele.

Para isso nos preparamos para o Natal, que Cristo nasça, e apareça estes sinais. A exemplo de Maria, que ACREDITOU, acreditou que para Deus nada é impossível, o DEUS É O DEUS DO IMPOSSÍVEL. Maria acreditou, acolheu esta novidade que o Anjo Gabriel veio lhe oferecer. Pois acolheu a Palavra de Deus.

Como posso ser mãe se não conheço homem algum?

Para Deus nada é impossível.

Senhor, cumpra-se conforme a Vossa palavra.

Maria acreditou, acolheu Cristo e gestou Cristo. Acreditou sabendo que corria risco de vida.

Acreditou no poder de Deus, no poder do Altíssimo.

Creio Senhor, mas aumenta minha fé. Que essa palavra se cumpra na minha vida. Se faça carne na minha carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e assine