quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

2º DOMINGO DO ADVENTO (Ano B)

  • Is. 40, 1-5.9-11
  • 2Pd. 3, 8-14
  • Mc. 1, 1-8

“João Batista vem ensinar os caminhos a preparar”

Queridos irmãos e irmãs, estamos entrando na segunda semana do advento, um pouco mais perto do Natal. E a preparação já faz parte da festa. Assim como acontece na preparação de um casamento ou numa festa de 15 anos, ficam meses preparando... já é um clima de festa. Assim a Igreja nos convida nestas quatro semanas a nos preparar. Porque Deus também preparou durante muito tempo, este grande acontecimento, a vinda do Salvador, a vinda daquela Luz que ilumina todo o ser humano. Aquela Luz que clareia nossa vista, nosso interior, luz que vem mostrar também o que está bem e o que está mal, nossos pecados, nossas fraquezas; a luz mostra o que somos. A chegada desta luz nos convida a essa festa! Todos os profetas vinham anunciando sua vinda.

O profeta Isaias, cheio de confiança e de alegria nos convida: consolai meu povo! Vocês que estão cansados, tristes, alegrem-se! O Senhor se lembrou de vocês! O Senhor vem! Vem nos libertar! Vem nos curar! Vem nos salvar! Como um bom Pastor, pega no colo o cordeirinho e leva devagarzinho a ovelha que está amamentando. Essa é a imagem de Cristo que vem nos salvar, vem dar luz aos nossos olhos, vem curar nossa cegueira, vem curar nossa paralisia, vem abrir nossa boca, vem nos tirar da lama, vem curar, tirar nossos pecados, da injustiça, da escuridão que vivemos, da ilusão deste mundo.

A segunda leitura vem nos mostrar que tudo passa, o mundo todo passa. O que nós esperamos é novo céu e nova terra. Depois que o povo de Deus chegou na terra prometida... O que esperar? Esperamos novo céu e nova terra! Não estamos buscando algo deste mundo, um pedaço de chão, mas a verdadeira terra, a verdadeira pátria é aquela nos dada por Jesus Cristo, a vida eterna! O resto tudo passa...

O encontro com Deus não tem dia nem hora para chegar, é como um ladrão... O Evangelho nos apresenta João Batista, preparai os caminhos do Senhor! Preparar significa endireitar os caminhos do Senhor. O Senhor vem! Com certeza Ele virá! Não sabemos o dia nem a hora mas que vamos encontrar o Senhor, isso é certo. Ele vem! Está preparado para este encontro com Cristo? Com Aquele que te ama? Com Aquele que cura todos os meus e os teus pecados? O Senhor nos dá provas indiscutíveis de seu amor por nós! Aquele amor que vai em busca da ovelha perdida onde quer que ela se encontre, somos nós! Vem em busca de nossa miséria, de nossa fraqueza. Vem para, com alegria, nos carregar nos braços, e nós rejeitamos o próximo. Por isso endireitar os caminhos, tirar as pedras do caminho. Quantas vezes procuramos atalhos nos caminhos e terminamos nos perdendo, como eu nesta semana, voltando do Morro Agudo, fui parar na BR 118 em vez da RS 020... a gente quer pegar um atalho e erramos o caminho, isso é normal... Endireitar os caminhos do Senhor, pois Ele vem! Nossa vida tem muita coisa torta.

  • começo a namorar, depois me junto e um dia vou me casar...
  • não batizo o filho, mas um dia ele escolhe o que vai seguir...

E a vida vai com o tempo dando tantas voltas... Endireite os caminhos, endireite tua vida! Não vale a pena viver de qualquer jeito, endireite os caminhos. O Senhor vem. Este é o momento, preparar os caminhos é também preparar o nosso coração. O Senhor vem pobre e humilde na gruta de Belém, nem porta não tinha, Jesus não está preocupado com isso, Ele procura um coração simples, basta que esteja aberto para Ele, um coração acolhedor. Preparamos o coração com as novenas de Natal, com a confissão, isso é endireitar os caminhos, aproveitar a oportunidade que a Igreja nos dá. De poder depositar esses pecados aos pés da Cruz. Isso que acontecia, as pessoas vinham a João Batista e confessavam seus pecados antes de se batizar. E naquele tempo não tinha confessionário, eles confessavam em público porque estavam arrependidos de verdade. Já somos batizados, mas é preciso renovar o Batismo, a confissão é esta renovação. Os pecados nos impedem de nos relacionarmos com Deus. Por isso Ele nos convida ao arrependimento.

Batismo é o primeiro encontro com Deus, onde ascende uma luz de fé, nos dá a graça do Espírito Santo, de viver uma vida cristã, para uma vida de santidade. As pessoas se confessavam, se batizavam e mudavam de vida. Isso é preparar os caminhos.

E dizia: eu ao sou o Messias, eu não sou aquele que vocês estão pensando, Aquele que vocês estão esperando virá! Eu vim como uma voz que clama no deserto. Quando Ele vier, eu não sou digno de me abaixar e tirar suas sandálias. Ele é muito maior do que eu! O importante é que Ele cresça, que Ele apareça! E que eu diminua, pois foi para isso que eu vim, para preparar a Sua chegada. Imaginem o que pensavam...

Quem será esse que vem...! Quem será esse homem? Pois o grande profeta, João Batista, não é digno de desatar suas sandálias... puxa, quem será? Vamos nos preparar. Quero me confessar.

O pecado nos engana, nos tira do caminho certo. Aqui está o sentido da preparação, o perdão é para entrar nessa alegria, nesta festa do perdão de nossos pecados! Jesus veio justamente para isso, e nós somos todos pecadores. O Senhor está vindo, e somos convidados a entrar nesta festa. Com muita confiança, animados pela proximidade desta festa nos preparar, que o Senhor nos ajude.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1º Domingo do Advento (Ano B)

  • Is. 63,16b-17.19b; 64,2b-7
  • 1Cor. 1,3-9
  • Mc. 13,33-37

Iniciamos hoje o tempo de Advento, tempo de espera, da vinda do Senhor, pois o Senhor vem! O que significa que "o Senhor vem", hoje para nós?

Primeiro lembrar que o povo de Israel, durante muitos séculos, milênios até, esperava o Salvador, esperava o Messias. Todos os profetas anunciaram a vinda do Messias! E eles aguardavam com viva esperança! De pai pra filho essa espera se mantinha viva! Não como nós que nos cansamos facilmente de esperar... Quanto mais o tempo passava, mais aguardavam porque já tinham experimentado que a Palavra de Deus era fiel, sempre se cumpria.

Mas nesta expectativa, aguardavam um Messias de diversas formas, um sacerdote, um profeta, quem sabe um rei vindo nascer num palácio real, cheio de ouro, afinal ele vem da parte de Deus. Mas não... Jesus vem em Belém, humilde, pobre, no meio de animais, numa manjedoura. Quem diria... Entendemos um pouco que foi difícil para os judeus reconhecer o Salvador que vem libertar o povo de tantas escravidões.

Mas nós somos iguais, vimos domingo passado que Jesus vem num pobre, num faminto: "estive necessitado e não me acolheste...". Por isso hoje Ele continua vindo e nós não O acolhemos. Advento tem também o sentido de encontro com o Senhor, na oração, na palavra, nos sacramentos, na Eucaristia, na morte...

Estou preparado para estes encontros? Eu quero ir para o céu, mas agora?!? Acho que não estou preparado...

Cada missa pedimos vem Senhor Jesus! "Anunciamos a tua morte, proclamamos tua ressurreição, Vem Senhor Jesus!" Pedimos e não desejamos? Estranhamos quando Deus nos atende?!

Mas cada missa já é um encontro com Cristo!

Ele virá também no fim dos tempos. Como os judeus esperamos sua vinda, eles esperam a primeira, nós a segunda, mas vivemos na esperança. E com ardor ainda maior porque se Deus cumpriu uma vez COM CERTEZA VIRÁ A SEGUNDA. O problema quando imaginamos uma chegada e Ele vem de outra forma, inesperada, surpreendente... por isso VIGIAR!

Bom, Jesus veio uma primeira vez, virá uma segunda vez e vem outras tantas vezes todos os dias. Veio ontem, veio hoje de manhã...

Tempo de Advento também é preparação para o Natal. O Natal tem muitos sinais, pinheirinho, luzes, presentes, Papai Noel...

Pinheirinho é símbolo de vida, sempre verde.

As luzes lembram a chegada de Cristo, Luz do mundo, luz que ilumina todo ser humano que vem ao mundo.

O Papai Noel, na verdade é um santo da Igreja, São Nicolau, um bispo que dava presentes aos mais pobres, às crianças. Ele procurava viver a caridade, não ficava preso, fechado em sua catedral.

Mas temos também um sinal muito forte que é o presépio, invenção de São Francisco de Assis. Ele teve um chamado especial de Deus pra viver a pobreza quando na época a Igreja estava construindo o Vaticano, a basílica de São Pedro. Com o presépio e com sua vida, São Francisco dava a toda Igreja uma lição de humildade, simplicidade e pobreza.

O presépio não montamos de uma vez tudo, vamos armando aos poucos porque é uma catequese para as crianças. Elas vêm a manjedoura, Maria e José e perguntam: não está faltando nada? Onde está o menino Jesus?

E o pai lhe responde:

O Menino Jesus não nasceu ainda, vai nascer na noite de Natal. E vai passando a fé pras crianças. Ou se não têm filhos pequenos, tem netos... Até para os grandes. Olhar a simplicidade que Jesus veio nos ajuda a dar valor o que temos e não reclamar de algo que não se tem. Os reis também, deixar a parte, eles chegam dia 6 de janeiro.