segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1º Domingo do Advento (Ano B)

  • Is. 63,16b-17.19b; 64,2b-7
  • 1Cor. 1,3-9
  • Mc. 13,33-37

Iniciamos hoje o tempo de Advento, tempo de espera, da vinda do Senhor, pois o Senhor vem! O que significa que "o Senhor vem", hoje para nós?

Primeiro lembrar que o povo de Israel, durante muitos séculos, milênios até, esperava o Salvador, esperava o Messias. Todos os profetas anunciaram a vinda do Messias! E eles aguardavam com viva esperança! De pai pra filho essa espera se mantinha viva! Não como nós que nos cansamos facilmente de esperar... Quanto mais o tempo passava, mais aguardavam porque já tinham experimentado que a Palavra de Deus era fiel, sempre se cumpria.

Mas nesta expectativa, aguardavam um Messias de diversas formas, um sacerdote, um profeta, quem sabe um rei vindo nascer num palácio real, cheio de ouro, afinal ele vem da parte de Deus. Mas não... Jesus vem em Belém, humilde, pobre, no meio de animais, numa manjedoura. Quem diria... Entendemos um pouco que foi difícil para os judeus reconhecer o Salvador que vem libertar o povo de tantas escravidões.

Mas nós somos iguais, vimos domingo passado que Jesus vem num pobre, num faminto: "estive necessitado e não me acolheste...". Por isso hoje Ele continua vindo e nós não O acolhemos. Advento tem também o sentido de encontro com o Senhor, na oração, na palavra, nos sacramentos, na Eucaristia, na morte...

Estou preparado para estes encontros? Eu quero ir para o céu, mas agora?!? Acho que não estou preparado...

Cada missa pedimos vem Senhor Jesus! "Anunciamos a tua morte, proclamamos tua ressurreição, Vem Senhor Jesus!" Pedimos e não desejamos? Estranhamos quando Deus nos atende?!

Mas cada missa já é um encontro com Cristo!

Ele virá também no fim dos tempos. Como os judeus esperamos sua vinda, eles esperam a primeira, nós a segunda, mas vivemos na esperança. E com ardor ainda maior porque se Deus cumpriu uma vez COM CERTEZA VIRÁ A SEGUNDA. O problema quando imaginamos uma chegada e Ele vem de outra forma, inesperada, surpreendente... por isso VIGIAR!

Bom, Jesus veio uma primeira vez, virá uma segunda vez e vem outras tantas vezes todos os dias. Veio ontem, veio hoje de manhã...

Tempo de Advento também é preparação para o Natal. O Natal tem muitos sinais, pinheirinho, luzes, presentes, Papai Noel...

Pinheirinho é símbolo de vida, sempre verde.

As luzes lembram a chegada de Cristo, Luz do mundo, luz que ilumina todo ser humano que vem ao mundo.

O Papai Noel, na verdade é um santo da Igreja, São Nicolau, um bispo que dava presentes aos mais pobres, às crianças. Ele procurava viver a caridade, não ficava preso, fechado em sua catedral.

Mas temos também um sinal muito forte que é o presépio, invenção de São Francisco de Assis. Ele teve um chamado especial de Deus pra viver a pobreza quando na época a Igreja estava construindo o Vaticano, a basílica de São Pedro. Com o presépio e com sua vida, São Francisco dava a toda Igreja uma lição de humildade, simplicidade e pobreza.

O presépio não montamos de uma vez tudo, vamos armando aos poucos porque é uma catequese para as crianças. Elas vêm a manjedoura, Maria e José e perguntam: não está faltando nada? Onde está o menino Jesus?

E o pai lhe responde:

O Menino Jesus não nasceu ainda, vai nascer na noite de Natal. E vai passando a fé pras crianças. Ou se não têm filhos pequenos, tem netos... Até para os grandes. Olhar a simplicidade que Jesus veio nos ajuda a dar valor o que temos e não reclamar de algo que não se tem. Os reis também, deixar a parte, eles chegam dia 6 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e assine